Cartografia Escolar

A cartografia da sala de aula

Cartografia Escolar – Fazer um Globo

por Eugênio Pacceli da Fonseca (maio, 2011)

Minha intenção de decorar minha sala de Geografia é séria. Comprar globos é fácil, mas quero tentar fazer alguns e ensinar meus alunos a tentarem.

Há vários sites que tentam ensinar a fazer um globo. Eu que pretendo decorar a sala ambiente com globos artesanais ainda tenho um problema: os modelos são sempre muito pequenos. São para decorar mesas. Ou seja, os modelos determinam os tamanhos dos globos e sou eu que quero determinar o tamanho do globo!!! Eu é que sei  a escala que necessito!! Abaixo (depois do globo da Revista Escola) postei o que parece ser a solução.

Para fazer um globo achei essa solução no site da Abril Nova Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/todo-mundo-seu-globo-426735.shtml

1º passo:

Copiar  aumentando o tamanho em 300% o modelo de planisfério abaixo:

1º passo:

Colorir o mapa. Cada continente de uma cor bem viva. Com caneta hidrocor o colorido fica mais homogêneo.

3° passo:

Colar fita “dupla face” (sem tirar a proteção da fita) no verso do planisfério, no sentido horizontal. Recortar os gomos e não os perca de vista para que a outro passo seja mais rápido. Se o aluno misturar os gomos a montagem vira um quebra-cabeça.

4º passo

Você precisa de uma bola de isopor de 10 cm. Espetar alfinetes no que serão os pólos norte e sul do globo. Retire a proteção da fita do primeiro gomo e use os alfinetes para orientar a colagem: cole a ponta junto a um dos alfinetes esticando e fixando o papel sobre a bola até a outra ponta  alcançar o outro alfinete.

5º passo:Os demais “gomos” deverão ser colados, um rente ao outro. A emenda central da bola de isopor pode servir de guia para você. Ela deve coincidir com a linha do Equador. Na hora de colar o segundo “gomo”, retire a proteção da fita adesiva somente da parte central, que vai do trópico de Câncer ao de Capricórnio. Repita o procedimento com as demais partes, mantendo-as sempre na ordem. Deixe para fixar as extremidades superiores e inferiores por último. Dessa maneira, você reduz a formação de rugas no papel.
6º passo:
Depois de coladas todas as partes, retire os alfinetes. Esquente o prego na chama do isqueiro e com ele fure a tampa que servirá de base (lembre-se: ao produzir o globo com a turma, o isqueiro fica somente com você).Espete o palito de dentes no furo e na bola de isopor. Se necessário, envolva o palito com fita adesiva transparente para ajudar na sustentação.

.Veja mais aqui (outro blog de minha autoria):

http://brincandocommapas.blogspot.com.br/2013/05/faca-um-globo.html

.

Fazer um Globo Terrestre do tamanho que você quiser!!

Vai dar mais trabalho, contudo, você escolhe a escala de seu globo. Só vou poder testar na Semana Santa, mas já vou divulgando. Não testei na Semana Santa (faltou oportunidade…).

Em inglês no site: http://www.gma.org/surfing/imaging/globe.html

primeiro passo e o mais legal:  Escolha a bola do tamanho que você quiser para colar o seu molde! Meça com uma fita métrica a circunferência da bola, certificando-se que a fita fique sempre junto à linha do Equador da bola (não a deixe variar).

segundo passo: Em um grande pedaço de papel desenhe um retângulo do mesmo tamanho que a circunferência da bola. A altura do retângulo deve ser a metade da circunferência da bola. Desenhe a linha do Equador  passando pelo centro do retângulo,longitudinalmente.

terceiro passo: Recorte o retângulo.

quarto passo: Coloque o retângulo na sua frente na horizontal. Dobre ao meio três vezes.Desdobre o retângulo e há oito partes iguais. Desenhe uma linha ao longo de cadadobra. Medir a borda inferior de uma seção para encontrar seu ponto médio, emarcar esse ponto “A ” Marcar o fim da linha do equador, em que seção final “B”

quinto passo: Encontrar o ponto médio entre A e B da seguinte forma: Coloque o transferidor (a ponta seca) sobre o ponto A. Posicione o raio do transferidor (a ponta que desenha) em um comprimento um pouco abaixo de B e traçar um semicírculo. Mantendo o mesmo raio, coloque o ponto de compasso em B e faça um segundo semicírculo.  Os dois semicírculos devem se cruzar em dois pontos. Desenhar uma linha reta através dos pontos onde se cruzam os semicírculos,estendendo a linha até um ponto em que cruza a linha do equador. Marque aí o ponto”C”
O comprimento da linha de A para C é o raio dos gomos.

6. Anexar papel extra nas duas extremidades da peça original (Essas extensõesdevem ser pelo menos o comprimento do raio dos gomos). Estender a linha do equador para fora no papel extra, pelo menos, a distância do raio do gomo. Isto irá permitir que você mova seu ponto de bússola ao longo do equador, longe o suficiente paratirar todos os gomos.

7. Posicione a bússola para o gore raio (a distância entre A e C). Coloque a bússolasobre um lápis eo compasso ponto C. Desenhe um arco de A para o topo do retângulo.

Essa solução abaixo foi apresentada para comemorar o dia do Planeta:

É para ficar assim:

10 Respostas to “Cartografia Escolar – Fazer um Globo”

  1. daniel said

    olla sou professor de Geografia no Paraná, utilizei este modelo de planisferio com minhas turmas de 5º serie so q no lugar de utilizar uma bolinha de esopor, usei uma estrategia de recorte o globo ñ fica tao firme mais diminui o custo, recorte as bordas superior e inferior ai recorte apenas em um dos lados do planisferio, vai fica um lado colorido e outro branco ai so juntar as partes ele ganha forma da mesma forma.
    Daniel Felippe Sott..

  2. ADOREI A IDEIA DO GLOBO, QUANDO EU PASSAR NO CONCURSO PARA PROFESSOR DAS SERIES INICIAS, VOU USAR ESSE MÉTODO, POIS COM CERTEZA SERÁ UMA AULA MUITO PRODUTIVA. OBRIGADA PELA AULA VIRTUAL. PARABÉNS

    • mileumlivros said

      Olá Edna. Saudações.
      Muito obrigado pelos elogios.
      Continue com seu entusiasmo.
      Boa Sorte e tudo de bom em sua carreira.
      Eugênio Pacceli da Fonseca.

  3. Ozeias Souza facebook said

    Seu blog é um show..minhas aulas se tornaram muito dinâmicas. Todos os dias passo aqui, sou professor 50H do estado do ES.

  4. Daniela said

    Que bom q encontrei essa super dica, procurei um globo pra comprar e custa mais de 100 reais ….., vou tentar fazer esse. Bjs, valeu!!

  5. Marco Antonio said

    Não é uma resposta, mas tem a ver com o debate…

    Pensando em o que fazer para tornar os estudos sobre AS ESFERAS DA TERRA mais atrativos, resolvi montar uma grande maquete com todos os detalhes de tais esferas: lito, atmo, hidro e bio…um teste que creio, terei ótimos resultados.

    Quero passar a experiência..

    Boas aulas!

    • mileumlivros said

      Olá, Marco Antônio. Saudações.
      Meus parabéns pela experiência. Espero ter notícias do resultado. Quem sabe você não cria um blog para divulgá-lo. Seria uma honra divulgá-los (o resultado e/ou o blog) aqui.
      Um abraço geográfico.
      Eugênio Pacceli da Fonseca.

  6. tem comop fazer de ispor por que tenho q fazer pra amanha

    • mileumlivros said

      Olá, Maria. Saudações.
      Mas o modelo acima é justamente de isopor! Então: dá prá fazer, desde que ache a bolinha do tamanho certo.
      Eugênio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 68 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: