Cartografia Escolar

A cartografia da sala de aula

Cartografia Escolar – maquetes de Cidades e Outras

por Eugênio Pacceli da Fonseca  (maio 2011; janeiro, fevereiro e novembro de 2012, abril 2013- remodelado de quando em vez..)

Maquetes de cidades.

Quando comecei a escrever sobre maquetes, aqui neste espaço, buscava maneiras de demonstrar como o estudo do conteúdo “curvas de nível” pode ser muito interessante. Muitas pessoas, contudo, entraram em contato com o objetivo de construir maquetes de cidades, com casas, bancos, prédios, etc. Ou para fazer maquetes de fazendas, com silos, estábulos, casas grandes, etc. Curva de nível era a última preocupação destas pessoas. Seus objetivos eram bem outros, muito justos, porém, diferentes dos meus.

A insistência de alguns professores, todavia, me fez buscar na internet soluções e ajuda.Nada mais sensacional. Não sei se me empolgo por pouca coisa, mas sou de uma época que o professor tinha que se virar com dificuldades, pois, as alternativas eram pouquíssimas. Lembro-me de uma oportunidade em que quis comprar slides para exibir para minhas turmas As coleções que custei a descobrir me seriam enviadas de Porto Alegre a um preço que considerei muito alto. Desisti. Isto deve ter uns vinte anos. De certa forma, pouco e muitíssimo tempo atrás. Digo isto porque a internet é maravilhosa. Imagens para exibir já não são problemas para ninguém. Outros recursos também existem e muitos deles generosamente fornecidos (viva a sociedade da doação! Talvez os cibercomunistas estejam certos!).

.

O site australiano abaixo tem uma base para uma maquete de uma cidade (ou de parte de uma cidade), com as ruas praças e tem também as edificações e macetes para você fazer sua maquete:

http://www.parents-choice.org/article.cfm?art_id=254&the_page=editorials

olha uma foto possível (se você fizer com cuidado, fica igual!):

.

Gente, o site abaixo é muito legal para quem precisa fazer uma maquete de cidade grande (prédios altos, ruas viadutos, etc):

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=926336

.

Vejam os documentos pdf abaixo para maquetes de fazendas (maquete do meio rural, como muita gente procura) são lindos. Trata-se de um modelo de uma fazenda australiana antiga (anos 1920, por aí), em pleno sertão (outback). Fazendo as devidas adaptações, serve para uma maquete de fazenda de qualquer país (mesmo que queira “apenas” brincar com seu filho, vale a pena conferir, são bonitos mesmo!):

OBF_animals_people_equipment

OBF_homestead                                    OBF_garage

OBF_stable                                            OBF_dairy                          OBF_fences                 OBF_background

Aqui uma fazenda alemã:

http://www.kaukapedia.com/index.php?title=Bastelbogen:_Bauernhof

Querendo outros modelos para maquete de uma fazenda vá na página abaixo e clique no “make a farm” que será baixado um programinha que permite a impressão de modelos:

http://www.yourchildlearns.com/farm_act.htm

Nesse mesmo site há o “make a town” para maquetes de cidades:

http://www.yourchildlearns.com/town.htm

No caso das cidades, no mesmo site, como você verá indo à página acima citada, há “o faça uma cidade on line” , ou seja é só clicar no tipo de prédio que você quiser imprimir -sai tudo na mesma escala:

http://www.yourchildlearns.com/letters/make-a-town.html

http://brincandocommapas.blogspot.com.br/2012/07/brincando-com-mapas.html

.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Provando que ao ajudar o próximo você acaba se ajudando, cheguei a um site sensacional para todo professor de Geografia (e eu sou um professor de Geografia!). Nele, veja você mesmo, se consegue mapas de tamanhos incríveis, que podemos imprimir, escolhendo as dimensões (logo, a escala); conseguem-se modelos de prédios e outras edificações para inúmeras maquetes, como as citadas acima. O endereço do site está logo abaixo. O que mais me interessou nele não foram os modelos de elementos do espaço urbano ou rural (até modelos para uma aldeia medieval são disponibilizados). O que mais me maravilhou e já vou aplicando para meu benefício e de meus alunos são os mapas dos continentes, devidamente divididos em países, que estão disponibilizados em tamanhos dos mais diversos: o de uma folha de ofício ao de um grande mural. De qualquer tamanho estes mapas podem ser impressos folha por folha!!! São mapas mudos em preto e branco, muito úteis para uma aula, que os alunos podem colorir, montar, preencher, etc., etc. Simplesmente muito, muito, muito bom! Devemos ser gratos a quem disponibiliza assim materiais para ajudar aos educadores a realizarem seu trabalho. Modestamente e com muitas limitações imito aqui estas pessoas generosas.

O endereço do excelente  site é:

http://www.yourchildlearns.com/owlmouse.htm

Alguns exemplos de edificações contidos no citado site:

casa de cidade 1 casa de cidade 2casa de vila 2

casa de vilacasa de cidade 3 biblioteca

Paperhouse

Disse que não tinha muito interesse neste tipo de representação por que me preocupo com a escala dos elementos que aparecem nas maquetes e é comum, nas maquetes escolares do tipo que utilizam a técnica mostrada nesta página, aparecerem bonecos representativos dos humanos que ficam maiores que as edificações, ou de animais domésticos que ficam desproporcionais…. Como professor de cartografia me restrinjo às maquetes partindo de curvas de nível, mesmo assim, quando a escala horizontal da maquete não está definida, evito colocar qualquer edificação, ou mesmo árvores cobrindo a superfície das mesmas.

A página em que você deve ir para chegar aos mapas mudos de diversos tamanhos é esta:

http://www.yourchildlearns.com/megamaps/print-world-maps.html

A página à qual você chegará será assim (veja, você escolhe o continente e depois escolhe o tamanho, através da janela que mostra em quantas páginas você quer imprimir o seu mapa. O tamanho 8X8 é simplesmente enorme, muito útil para murais comemorativos. O tamanho 3X3 já é suficientemente grande para um mural de sala de aula):

Simplesmente excelente!!! De minha parte já mandei agradecimentos aos responsáveis pelo site yourchildlearns.

164 Respostas para “Cartografia Escolar – maquetes de Cidades e Outras”

  1. Graça disse

    por favor como faço uma maquete da região norte da bahia???????

    • mileumlivros disse

      Graça, saudações.
      Primeira pergunta: você tem um mapa em mãos da área que você quer ver na forma de maquete?
      A primeira providência é conseguir este mapa. O mapa da Bahia do Atlas do Padre Pawels serve? Conseguindo um mapa com curvas de nível (mais difícil) ou um mapa físico com as categorias de altitude bem definidas (mais fácil) o resto não é tão difícil. Aqui meus alunos fizeram tempos atrás uma maquete bem simples de emborrachado (E.V.A) da área da bacia do S. Francisco e o mapa que dei a eles foi montado atraves dos mapas de Minas e da Reg. Nordeste tirados do Atlas Escolar da Prof. Simielli (ed. Ática). Fiz o restante como mostrei em “Maquete a partir de mapa físico”.
      Querendo, continuamos no assunto

  2. ederson Go disse

    eu gostaria de faser uma maqueti de uma igreja do estado de sp

    • mileumlivros disse

      Ederson, saudações.
      Como você deve ter lido a intenção deste blog é bem outro, contudo, se você clicar nos links indicados, você encontrará vários modelos em papel de vários tipos de construções. Acho que a igreja que você quer reproduzir deve ter características próprias que dificilmente serão encontradas, porém, outras igrejas já tem modelos na internet e você pode tentar ir adaptando… Vou tentar colocar endereços interessantes abaixo (em todo caso escreva no google “paper model” muita coisa vai aparecer):

  3. ELIAMAR BORGES disse

    estou adorando estas idéia. Muito obrigada, pois, encotrei aq as maquetes q precisava. E também só da época que professor tinha q se virar com muita dificuldade. mais uma vez obrigada! continue nos ajudando.

  4. Ana disse

    Demais a dica do site! Ajudou incrivelmente…
    Bjs
    Ana

  5. JACIRENE disse

    OI MUITO OBRIGADA AMEI AS MAQUETES
    EU ESTAVA BUSCANDO PRO MEU FILHO TÁ NO PRIMERO ANO COLEGIAL
    ELE ESTUDA AQUIE EM BOLIVIA..dEUS ABENÇOI A SUA VIDA

  6. JACIRENE disse

    SIM COMO EU COMENTEI ANTERIORMENTE ESTOU BUSCANDO
    UMA MAQUETE PRO MEU FILHO QUE TÁ NUM PRIMERO MÉDIO
    A MAQUETE É SIMPLES COMO UMA VILLA.
    MORAMOS EM BOLIVIA SANTA CRUZ DE LA SIERRA
    OBRIGADA DE JÁ PELA AJUDA.

    • mileumlivros disse

      Jacirene, saudações.
      Obrigada pelas boas palavras e bençãos.
      Você já tentou os modelos de casas, igrejas e outras edificações sugeridas na página que você consultou?
      No seguinte endereço você imprime on line os modelos dessas edificações, ou baixa, de graça, um programinha para seu computador que faz isso. O endereço é:
      http://www.yourchildlearns.com/village.htm
      Com as casas, lojas e igrejas, prontas, cole-as sobre um terreno levemente ondulado que você ajudará a pintar. Esse terreno pode ser feito com uma placa de isopor e as ondulações com bolotas de papel jornal amassadas. Cubra o isopor e as tais bolotas com papel toalha ou papel higiênico rasgados e pincele cola branca misturada com água (pode ser na proporção meio a meio, ou um terço de cola e dois de água). Essa cobertura além de dar resistência à maquete, permite que a pintemos depois que tudo seque.
      Um abraço. Tudo de bom.
      Eugênio Fonseca

  7. Maah disse

    Adorei o site…
    teria alguma ideia de como fazer a parte elétrica da cidade? e a parte da agua, desde as represas até as casas?
    preciso fazer uma maquete de uma cidade, e são necessárias várias coisas que não tenho nem idéia de como fazer!
    se puder me ajudar agradeço muito.
    beijos

    • mileumlivros disse

      Olá, Maah.
      Saudações.
      Olha, acho que o que você pode fazer é pegar fotos de represas criadas para fazer funcionar hidrelétricas e com base nelas fazer sua maquete. Use papel machê para criar a parte elevada onde ficará a represa (pois é necessário ter uma “queda” d’àgua). A represa ficará nessa parte elevada, juntamente com algumas construções feitas com caixas de papelão, que representariam a casa de máquina da usina onde a energia é gerada. Usando palitos, você representará as torres e linhas de costura da cor preta para representar os cabos elétricos que sairão da casa de máquinas e chegarão à cidade. Os prédios das cidades você pode usar as casinhas da página que você consultou. Se eu fosse você reduziria numa copiadora a escalas das “casas” para que elas não fiquem fora das proporções em relação ao tamanho da represa e da usina. Vai ser um trabalho difícil mais tenho certeza que você conseguirá realizá-lo.
      No site
      http://www2.claretiano.edu.br/da/biologia/lecibi.htm
      você verá uma maquete como a que você quer fazer!

      Outros sites mostram tambèm. Por exemplo:
      http://www.iq.unesp.br/pet/petnobairro.htm
      Procurando no google “maquete hidrelétrica” você encontra vários modelos para você tirar idéias para a sua.
      Boa sorte.
      Eugênio Fonseca

      ar

  8. nataliana disse

    adorei ate fiz a maquete e ficou linda

  9. como fazer uma maquete
    com represas

    • mileumlivros disse

      Talia, saudações.
      Observando fotos aéreas de grandes represas e fotos de maquetes de represas no Google, a gente se inspira. Veja que na página ” Faça um mapa topográfico”, que ainda não desenvolvi totalmente, desenhei uma paisagem (2ª opção) que tem uma pequena represa, que também pode inspirá-la. Não sei se você pretende representar também a usina hidrelétrica. Aí você tem que imaginar o vertedouro, a casa de força, a barragem em si, a área vizinha com as torres e cabos de transmissão e assim por diante. Se inspire também nessa página:
      http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5034/planodeaula_hidrelet.pdf?sequence=8
      Boa sorte.
      Eugênio.

  10. Janaina Nunes disse

    Gosteei muitoo dos modeloos !!
    /z voou fazeê-lo paraa aah minhaa maquetee da escolaa ^^
    Bj bj ;* Aah todioos ee umaa Boa Noitee =D

  11. Lara disse

    oi, por favor, como faço uma maquete de igreja?

    Obrigada

    Lara

  12. CAMILA disse

    NOSSA PROCUREI TANTOS SITES PARA UMA TRABALHO E ACHEI! NOSSA ESTA PAGINA DA WEB E TAO BOM QUE ACHO QUE VOU CONSERGIR FAZER MEU TRABALHO GENTE ACHEI E ENCONTREI NA WEBO MELHOR SITE PARA TRABALHO PARA MAQUETES. NOSSA EU ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI!

  13. Raquel Vicente disse

    OI,

    Não encontrei o que estava procurando…..Meu filho tem 07 anos esta no 3ºano/2ªserie, e precisa fazer uma maquete representando o bairro da escola (vila Matias/Santos/São Paulo…..)
    Gostaria de obter ajuda de como fazer e o material mais facil para se trabalhar.

    • mileumlivros disse

      Olá Raquel.
      Sua tarefa não é das mais fáceis. Minha sugestão é a seguinte: com um mapa do bairro à mão (pode ser do google mapa) defina até onde vai a maquete, ou seja. até quais ruas você pretende incluir na maquete; escolha depois a escala (o tamanho da maquete), amplie ou reduza o mapa em xerox, até o tamanho que queira; trace as ruas num papel que será a base da maquete e represente apenas os pontos de referência mais importantes, a não ser que tenha tempo e paciência para representar tudo (igrejas, prédios maiores, praças, ruas, etc). Para cada elemento mais marcante quase sempre há modelos de miniaturas em papel sendo ensinados na internet. É colar a base em placa(S) de isopor e os elementos montados em mapel sobre a base… Dizendo assim parece simples, mas vai dar um trabalho e tanto. Mas quem sabe fica bom.
      Um abraço.
      Eugênio

  14. henrique disse

    olha muito obrigado mas queria aprender a fazer castelos para maquetes se souber agradesso

  15. fabiane kelly gomes da silva bustamante disse

    muito obrigada pela ajuda. pois estava desisperada para encontrar algum jeito para fazer o trabalho do meu filho de escola sobre os jejuitas em maquete. por favor coloquem mais opções pois será sempre util.

  16. keila Cristina disse

    Gostaria de saber como faço uma maquete de um rio com suas partes
    Obrigado

    • mileumlivros disse

      Keila, saudações.
      Atrasei porque estou sem computador, momentaneamente.
      Vou responder como respondi para outra pessoa que fez um pedido idêntico ao seu(talvez vocês seja colegas). Se forem, evitem fazer a mesma maquete: faça a que está no final da página “Faça um mapa topográfico”. Ficou uma maquete pequena e bem bonita. Querendo, amplie o mapa.
      Nele você terá ilustrado: nascentes, divisores de água, afluentes, vale em garganta, corredeiras, confluências, bacias hidrógráficas etc. Depois de pronta, não cubra com massa corrida (não sei sua idade e ela, a massa corrida tem certa toxidade) use a cobertura com papel higiênico cola-água, como mostrado na página “Maquete com voçoroca” e ao Artattak do Canal Disney mostra toda hora. Todo processo é mais fácil do que você imagina. Uma placa de isopor de 0,5 cm, papel, cola para a mistura com a água e cola de isopor (a primeira cola branca também serve para colar isopor, dispensando essa) e tinta. É tudo que você vai precisar.
      Qualquer coisa. Escreva novamente, estou à disposição.
      Eugênio.

      • Sandra Guimarães disse

        Boa Tarde, Estou fazendo uma pequisa de moldes para a maquete de meu filho, e após copiar sua medidads verifiquei que todas elas contem um pequeno erro de até 1,5 centimetro, na laje e na parede lateral dos moldes. resolvi informar talves possa ajudar muitos como eu que tive que refazer as medidas.

        Bjos

      • mileumlivros disse

        Olá Sandra.
        Agradeço pelas informações e pela ótima intenção.
        Como está escrito na página, os modelos ali expostos só estão demonstrando o que o site citado oferece. Elogiei o site e coloquei o endereço dele em destaque porque ele é a fonte principal. Tenho certeza que nele não ocorrem as distorções. Acho que a diferença deve ter ocorrido pela forma como copiei e colei…

  17. Denise disse

    Olá. Saudações.
    Estou no 3ºano do ensino médio, e preciso fazer uma maquete da cidade de São Paulo de 1900, para a disciplina de historia. Como a materia exige um certo lado historico da maquete, é necessario que mostre um processo de urbanização, o que estava surgindo na época. Pesquisei sobre a época, e vi que ainda estava presente a plantação de café (já que era a base economica) e ao mesmo tempo tinha o lado da cidade, com cortiços, mansoes de fazendeiros, a avenida paulista tomando uma forma mais economica, enfim, a cidade estava em estado de mordenização. Peço uma ajuda para ter uma base de como começar, a base, o que eu posso usar, e outos.
    E só como um detalhe, a maquete não pode haver isopor, e isso complica um pouco.
    Agradeço pela atenção.

    • mileumlivros disse

      Olá Denise. Saudações.
      Como você deve ter lido no site, eu não sou especialista nesse tipo de maquete, mas não me custa ajudar a pensar. Olha, o que sempre me aborrece em maquetes assim é a questão da escala. Por exemplo: como representar pés de café e ao mesmo tempo edificações como igrejas, fábricas, etc seguindo a mesma escala? Quase sempre o que faz destoar maquestes escolares é isso (e as diferencia das profissionais) a ausência de uma escala fixa. Assim um pé de café corre o risco de ficar do mesmo tamanho de uma catedral. Enfim, vamos em frente tendo isso em vista. Modelos para casas grandes e alguns prédios urbanos se acha com facilidade na internet, inclusive no site citado na página “melhor site de geografia”. Acho que o primeiro passo você já deu: olhar imagens da cidade na época. Depois imagine o que você vai representar: se for uma rua, a escala é uma, se for um bairro, outra. A imagem de uma cidadezinha vista do alto “é uma boa” pois eliminaria os detalhes (escala muito reduzida) e permitira a visão de cafezais cercando a cidade que vai crescendo, disputando espaço com o meio rural (deve mostrar então loteamentos, casas isoladas nos subúrbios ainda pequenos). Nos cortiços as edificações são bem menores. Você pode fazer cópias menores das edificações maiores…
      Escolha um terreno levemente ondulado. Faz a base com papelão fortalecido com papel machê (como ensinam no art attack da Disney, ou seja: papel toalha ou higiênico molhado na mistura cola-água (2/3 de água). Você faz tiras com o papel e os aplica sobre o papelão com um pincel molhado na tal mistura. Como será no papelão e não no isopor, vá fazendo e deixando secar, aplica outra camada e deixe secar, quantas camadas quiser (será mais lento do que se fosse no isopor que não ficaria mole com a aplicação da mistura, como o papelão tenderá a ficar). Para fazer as ondulações do terreno (as colinas) coloque bolos de papel jornal amassados e cubra-os também com papel machê. Depois de seco tudo fica durinho e branquinho, esperando a pintura que vai depender de sua arte e aguardando também as edificações as cercas e os cafezais. Já estou cansado só de imaginar você “ralando” em cima dessa maquete. Se eu tiver outras idéias, posto aqui.
      Boa sorte. Um abraço.
      Eugênio Pacceli da Fonseca.
      obs: – para te inspirar consulte a maquete da “mission” no site abaixo:
      http://www.mangoboy.org/missions/m-sj.html
      .
      No site abaixo tenho certeza que há modelos de edificações que te interessarão:
      http://www.ss42.com/pt-buildings.html

      • Denise disse

        Agradeço pela sua atenção e suas dicas.
        Concordo com você essa maquete não vai ser nada facil. Mas enfim no final sempre dá certo.
        Obrigada!!

  18. Eliane disse

    Olá amigos, sou estudante de meio ambiente, preciso fazer uma maquete sobre aterro sanitário e não tenhoa mínima idéia de como e nem quem faz.
    Aguardo anciosa por sua ajuda.
    desde já, obrigada.

  19. laissss disse

    oi eu sou a lais presciso fazer uma maquete de cidade mas eu e minhas amigas vanessa e josiele nao sabemos como fazer presciso de ajuda por favor

    • mileumlivros disse

      Laiss, saudações.
      Acredito estar falando com alguém que tenha que fazer uma maquete para uso escolar. Se é assim, pode ser uma maquete simples? O que vocês têm que decidir primeiro é a escala. Vocês vão mostrar ruas de uma cidade para destacar elementos urbanos, como os equipamentos (bancos, lojas, etc)? Vocês vão mostrar bairros para destacar aspectos como dificuldades do trânsito, as praças, a história desse bairro? Ou vão mostrar uma cidade bem do alto, como uma foto tirada de um avião? Dependendo do que vocês tenham que “ilustrar” com a maquete, o trabalho vai variar. O último caso me agrada mais: vocês fariam com base em placas de isopor e papel machê o relevo do sítio da cidade. Localizariam rios e serras, traçariam ruas e pequenas cubos de papel machê pintados representariam as casas e demais edificações. Pintariam o que não for urbano de verde e os cubos citados seriam de diversas cores das edificações. Peças menores ainda seriam os veículos. O terreno onde tudo isso estará pode ser feito com placas de isopor cobertas por papel machê como ensinam no Art Attack da Disney, ou seja, papel higiênico ou papel toalha imerso na mistura cola branca / água (na proporção aproximada de 2/3 de água e 1/3 de cola) aplicado sobre a placa com pincel. As ondulações do terreno (colinas e serras) podem ser aplicadas de forma parecida: bolos de papel (jornal serve) molhados na mesma mistura e depois coberto da forma já “explicada” com o papel higiênico para facilitar a pintura. Só depois de seco é que se pinta. Caso a maquete seja de detalhe de uma cidade é optar por um relevo plano, desenhar primeiro as ruas e as praças, pelo menos aproximadamente, para delimitar onde colar as casinhas e prédios, que você já acha para recortar e montar na internet. Esse site tem prédios para imprimir e montar: http://www.ss42.com/pt-buildings.html
      O site indicado na página que você consultou também tem inúmera edificações para maquete: http://www.yourchildlearns.com/owlmouse.htm
      .
      Olhe com cuidado o site abaixo (você vai encontrar as edificações que precisa):
      http://www.parents-choice.org/article.cfm?art_id=254&the_page=editorials
      Qualquer coisa estou à disposição.
      Um abraço para todas
      Eugênio Pacceli da Fonseca

  20. adryana disse

    adorei essas dicas….parabéns…

  21. Parabéns!
    Gostei Muitoo!
    He,He!
    Minha Maquete vai ficar linda!
    (Obrigadoo)

  22. angela disse

    oooi eu tbm tenho um trabalho de MAQUETE para faser minha cidade que é CACOAL.RO e poriso estou com duvida pq tenho q faser industria por isso entreii nesse saite mas me ajudo bastante okkk OBRIGADO!!! BJJS HA e BOM trabalho PARABENS !!!!!!!!!!!!!1

  23. Cássia Fontinhas disse

    Olá, como vai?
    Sou professora e estou trabalhando com minha turma de sete anos, sobre a construção de uma maquete da cidade deles. Estou usando suas sugestões e está ficando bárbaro, principalmente porque as crianças estão pintando, recortando e colando sozinhas e estão encantadas com o resultado.
    Valeu a mega ajuda.
    Abraços,

    Cássia

    • mileumlivros disse

      Cássia, saudações.
      Fico feliz por ter ajudado e mais ainda em ter contato com uma profissional assim empogalda com a educação e com seus alunos.
      Um abraço forte.
      Eugênio Pacceli da Fonseca

  24. daiane disse

    ola,fiquei muito bom queria sabe se voces podem mostrar ou coloca no sit a maquete de uma igreja
    estou fazendo uma cidade se poder colocar estaria muito alegre.obg

  25. Olá tenho q fazer uma maquete dos pontos turísticos do rio de janeiro, como faria isso???

    • mileumlivros disse

      Olá Matheus, saudações.
      Olha, taí outra tarefa difícil. Vai ter que ser algo bem genérico. É pegar uma foto aérea da cidades para fazer a maquete simples, como se fosse a imagem aérea do Rio. Depois de pronta a maquete, marcar onde estão os pontos turísticos com plaquinhas com números e fazer cartazes com fotos da atração turísticas e informações sobre cada um deles. A maquete em si, já será difícil. Se contar com ajuda de outras pessoas melhora: faça com papel machê sobre base de compensado ou de placas de isopor grosso. Molde o relevo com bolos de papel jornal e cubra com papel higiênico molhado na mistura água/cola (como mostro nesse blog). Moldado, o resto é pintar. Mas para ficar bonito a experiência de alguém prático em artes ajudará demais. O mar pode ser de gel azul…
      Boa sorte, pois a tarefa é difícil.
      Abraço.
      Eugênio.

  26. yasmin disse

    é muito interesante de +

  27. luiz disse

    esse site me ajudou muito, obrigado

  28. daiane disse

    ola ,muito obg pela igreja vou entrega nessa segunda mas fauta uma escola nao achei
    no google pode mandar obg

  29. Luiz disse

    Preciso de uma ajuda urgentíssima de como representar um deserto (mais especificamente um oásis,onde vivem os tuaregues) e uma região polar.É só uma representação mesmo,ou seja,não precisa de um mapa pra ficar “certinho”.É pra amanhã,e preciso muuuuuuuito mesmo!Por favor

  30. Letícia Gimenez disse

    Olá,preciso fazer uma maquete de uma cidade grande,gostaria de algumas dicas,como materiais,modo de fazer e outras coisas (:

    obrigada

  31. cris disse

    Oi,preciso de ideias de como fazer uma maquete sobre a Globalização.Obrigada.

  32. Alessandra $$ disse

    Boa noite preciso fazer uma maquete de santana das antas(atual anápolis GO)como faço? com casas bem grandes e um pouco reais.obg!

  33. Alessandra $$ disse

    tenho pouco tempo para fazer a maquete de santana das antas ,é para festa de primavera da minha escola,gostaria de algo rápido, fácil e não muito caro.de preferencia um tamanho de uns 50 centimetros de altura.obg!aguardo respostas

    • mileumlivros disse

      Olá, Alessandra. Saudações.
      Veja só, você fala em maquete com construções bem grandes. Se é assim ela vai abranger apenas parte pequena da cidade. Alguns quarteirões por exemplo. O grande problema de uma maquete assim é que ela tende a “cobrar realismo”, ou seja, você estará representando a rua da prefeitura por exemplo, mas onde arranjará modelo em papel de um prédio que seja parecido com a prefeitura verdadeira? Se não arranjar as pessoas dirão:”… mas esse prédio aí na sua maquete, apesar de bonito, não é nossa prefeitura e essa igreja não se parece com a que tem nessa rua” e assim por diante. Você poderia desenhar prédio por prédio dessa rua, mas isso levaria muitos e muitos dias, meses mesmo, para uma pessoa acostumada a desenhar modelos para maquetes.
      De qualquer forma pode-se arranjar, procurando muito, modelos levemente parecidos e quanto ao tamanho é copiar da internet do tamanho que der e depois mandar ampliar numa copiadora XEROX do tamanho que desejar.
      Volto depois.

  34. Alessandra $$ disse

    sendo que na minha maquete deve incluir o rio das antas.

  35. Isabela disse

    Olá, bom dia. Adorei o seu site. Tenho 14 anos e estou no 6° ano, tenho que fazer uma maquete sobre a imigração italiana no Brasil. Você tem como me orientar sobre o assunto. Um abraço. Isabela

  36. Marilise disse

    Olá, adorei todas as maquetes.
    Preciso fazer uma maquete de um lago artificial em formato de raquete de 1912, com uma ilha (muito pequena) no centro, em volta dele era só areia e carros da época estacionados (na cidade de Birigui) qual material você sugestionaria para fazer a base, a ilha e a água, devo utilizar areia mesmo para representar a areia?
    Meu nome é Marilise e a maquete é para o 3º ano do ensino fundamental.
    Aguardo, obrigado!
    O trabalho é para 11.10.2011.

    • mileumlivros disse

      Olá, Marilise
      Olha, acho que você deve desenhar primeiro a paisagem, na forma de um mapa. Localizando o lago na parte mais baixa e elevações em volta. Pode fazer tudo de papel jornal amassado. e pintado. O lago pode ser apenas pintado de azul. Se quiser pode pintar a baixada do lago com tinta que dá impermeabilidade ao papel e colocar gel sobre a tinta azul do lago para dar brilho à água. Quanto à areia pode ser só tinta branca para representá-la. Mas dependendo da escala da maquete pode usar areia real ou até bolinhas de isopor. A ilha no centro do logo seria apenas mais uma bolota de isopor amassada e pintada. Enfim, a escolha da escala é que é decisiva: se você vai mostrar o lago de muito alto (a visão da maquete é como se fosse de um avião voando baixo) daria para colocar árvores e outros detalhes, o que aumenta o trabalho. Se for de um avião voando muito alto, os detalhes diminuem e tudo se resolve com tintas.
      Boa sorte.
      Eugênio.

  37. Leonardo. disse

    Oi tudo bom? Gostaria de saber como fazer uma maquete da praia de Boa vista em recife, mas não so a praia e sim a cidade atraz, acho que ai ser meio complicado, mas se der para me ajudar rs, obrigado des de já.

    • mileumlivros disse

      Olá, Leonardo.
      Realmente é um desafio, principalmente porque são muitos elementos da paisagem para serem representados. Seu problema tem uma solução facilitadora: representar a paisagem de muito alto, ou seja, sua maquete deverá parecer com a paisagem vista de muito alto. Aí em uma maquete não muito grande você poderá representar, tanto a praia quanto a cidade. Maquetes de escalas pequenas assim não tem detalhes, portanto, o trabalho fica facilitado, porém, como a paisagem é bastante conhecida, o desafio e fazer a maquete parecer com a imagem aérea. Não encontrei imagem aérea dessa praia (Boa Vista) mas muitas da praia da Boa Viagem. Se for Boa Viagem até google mapas ajuda. Capture uma imagem de satélite de bem alto da praia em questão e faça a maquete a partir dela. Se for assim, será uma questão de arte (pintura) pincipalmente, pois a a região é plana. Se for de escala maior, com os prédios da orla, pegue uma das fotos correspondentes e tente montar a maquete com os prédios mostrados nessa página (com o problema de colocá-los todos na mesma escala) pintando o mar com azul brilhante.
      Boa sorte.
      Eugênio.

  38. Isabela disse

    Muito obrigado,! Adorei a sua idéia. Um abraço. Isabela.

  39. lili disse

    presiso de ajuda tenho q fazer uma maquete para a escola , da cidade de são paulo —–é a nota para passsar de ano queria eleborar o estadio no meio da maquete mas nao sei nem como começar a fezer isso me ajuda porfavorrrrrrrrrrrrrrrrr
    bjzzzzzzzz
    espero ajudassss
    obg

    • mileumlivros disse

      Olá, Lili.
      Seu problema é parecido com alguns que já orientei aqui: escolha uma escala para trabalhar. Ou seja, ou você faz uma maquete de grande escala, portanto, de poucos quarteirões da cidade mas com detalhes das construções e ruas (trabalho indicado para quem tem mais tempo, gosta de trabalhos detalhados e tem jogo de cintura e habilidade para transformar os modelos de prédios que existem na internet em modelos parecidos com os prédios reais que os quarteirões representados possuem). Ou faz uma maquete de escala reduzida, que pega área maior da cidade porém com poucos detalhes. Eu por exemplo, se tivesse muito tempo para fazer optaria pela primeira solução. Sem tempo optaria pela segunda. A paisagem você consegue até no google mapas, usando as imagens de satélite. Digite o nome de um estadio (Morumbi, por exemplo) e veja em diversas escalas (aproximações no google mapas) até onde iria sua maquete. O trabalho com escala pequena (área grande sem detalhes) realmente é bem mais fácil: cubinhos de papel endurecidos com a mistura água/cola pintados depois de secos formam as casas e os edifícios o estádio vai depender da sua própria arte com cordinhas de papel e pintura. As ruas você tira os modelos desse blog.
      Não desista e boa sorte.
      Eugênio.

  40. litazinha disse

    como eu faço uma casinha de maquete com palitinho de picolé?????
    por favor me ajudem…

    • litazinha disse

      e porque eu vou ter que fazer uma maquete nordestina e e mais legal uma casinha a cara desse lugares,se a gente fizer de papel,cartolina e etc vai ficar meio vilas ,cidades,condomínios e eu queria meio que faroeste que as casas são feitas geralmente de madeira uma coisa assim.Se vcs poderem me ajudar eu agradeço…

      • mileumlivros disse

        Olá, novamente. Litazinha.
        Vou procurar ajuda.
        Olha não estou achando nada, mas por enquanto dou a seguinte sugestão: pegue um dos modelos de casas de papel que tem nesse site e em sites indicados e desenhe neles telhas feitas com troncos finos ou com folhas de coqueiros e paredes com tijolos à vista, ou seja, transforme casas normais em casebres…
        Por exemplo no site:
        http://3.bp.blogspot.com/_WzrtBD1K7HE/R8KVRVEpSLI/AAAAAAAAADg/R_YXpQTr_Bg/s1600-h/paper+house+BW.png
        Cole o desenho em um processador de imagem, tipo Paint e depois apague as flores, desenhe buracos, trincas e tijolos expostos. No telhado, quebre telhas ou coisas assim.
        O site abaixo é japonês e o modelo pode ser a prefeitura da cidadezinha do interior empobrecido – para isso como disse, você tem que empobrecer o modelo com buracos, cores mais pobres (desbotadas) etc.
        http://www.eyefulhome.jp/wakuwaku/papercraft/pdf/papercraft1.pdf
        Volto.
        Eugênio.

    • mileumlivros disse

      Olá Litazinha.
      Olha, nunca me vieram com uma questão como essa. Vou me esforçar para te ajudar, mas não prometo nada.
      Volto depois.
      Eugênio.

  41. Amanda T.V. disse

    Olá, boa noite !!! Adorei o site, é muito interessante. Estou fazendo uma maquete sobre o Ciclo do Carbono, e eu já comecei colocando um rio com gel de cabelo azul, árvores de papel crepom, coisa simples… Mas eu rodei a internet procurando o molde de uma fábrica e não achei. Será que poderiam me ajudar?
    Agradeço desde já,
    Amanda F.T.V.

  42. Sandra Irala disse

    Excelente site sobre maquetes escolares!!! com casinhas prontas para montar e colar!!!

  43. amanda oliveira marques disse

    oi sou a amanda estou na treceira serie e preciso urgente fazer uma maquete no isopor sobre o tema urbano e rural me ajuda por favor

    • mileumlivros disse

      Olá, Amanda Marques!
      Olha, material para elas você acha nas páginas citadas aqui mesmo nesse blog. Agora, ou você faz duas maquetes: uma para o meio urbano ou para o meio rural, ou faz de um meio suburbano, no qual características desses dois “mundos” convivem… Há ainda uma solução que vai depender da sua “arte” uma maquete maior representando um amplo espaço, como se fosse a visão do solo que se pode ter a partir de um avião no ar. Numa maquete assim você representará uma grande área, uma cidade em um lado e o meior rural a cercando. A vantagem de uma maquete assim é que ela dispensa detalhes dos prédios e construções; mas a desvantagem é que dependerá mesmo da arte, ou seja, os prédios e construções, tanto da cidade quanto do campo se transformam em pequeninos cubos (os edifícios seriam paralelepípedos maiores um pouco), pintados adequadamente e a cor dos telhados predomina, já que se trata de uma visão aérea. A parte da cidade teria ruas, que do alto ficam bem finas. O meio rural muito verde; alguns campos retangulares também verdes (campo em cultivo) e outros amarelos (colheita já feita, ou terra em preparo). Teria rios também (linhas azul) e se quiser, lagos (em azul ou gel para cabelo). Viu, é um empreendimento e tanto! Você vai ter coragem de encararar?
      Consulte:
      http://www.ss42.com/pt-buildings.html

      Para modelos separados (esses, para representar uma fazenda são muito legais):
      http://papermau.blogspot.com/2011/10/swedish-farm-paper-model-by-junger.html
      http://play.powerhousemuseum.com/makedo/outback_farm.php

      Boa sorte,

  44. iara cristina disse

    Olá adorei as dicas,gostaria de umas dicas de como fazer uma maquete de uma cidade industrial.
    Agradeço muito se puderem ajudar!!!

    Ass: Iara

  45. fastudo disse

    ola, como eu faço a maquete de uma cidade sofrendo um ataque de um furacão?

    • mileumlivros disse

      Olá, fastudo (?!?)
      Já me pediram sugestões difíceis aqui, mas a sua supera todas: uma cidade sendo atacada por um furacão! Nem é uma cidade após a passagem de um furacão!
      A única coisa em que pude pensar foi: tente fazer o modelo do furacão exposto para a venda no site do geoblox (endereço abaixo) e coloque o furacão assim montado na sua cidade, com casas destruídas carros virados, etc.
      http://www.geoblox.com/science.html#geology
      Mas há algo importante a ser ditoma e que precisa ficar clara: um furacão normalmente tem muitos quilômetros de diâmetro. Assim ele não pode ser fotografado por inteiro em um ponto de uma cidade. Dá para fotografar parte dele em ação. Imagem dele por inteiro só imagem conseguidas por satélites ou aviões…Com um tornado é bem diferente: são menores e seus funis são facilmente fotografados… Talvez isso facilite: é fazer uma maquete de cidade com as tais construções destruídas, árvores arrancadas, carros virados e dizer que um furacão está agindo (se der para adaptar um ventilador balançando folhas e fios seria bom.
      Se eu pensar mais em alguma coisa volto aqui. Mas estou achando difícil…
      Boa sorte.
      Eugênio.

  46. Deise disse

    Como posso fazer bonequinhos para maquete?

    Um abraço!
    Deise

    • mileumlivros disse

      Olá Deise.
      Vou procurar e volto com mais informações.
      Primeiramente vem à minha mente modelos em papel. A vantagem deles é que você pode ampliar, numa impressora (ou reduzir) para que se adequem à maquete. Nada me aborrece mais numa maquete do que as desproporções: pessoas maiores que casas; cães do mesmo tamanho de árvores, etc. Então, achando os modelos dos “bonequinhos” devemos adequá-los à nossa maquete.
      Como dizia, os modelos de papel que vieram à minha mente, são do tipo que as meninas usavam para vestir, como os modelos abaixo:
      http://finalfashion.ca/category/paper-dolls/page/3/
      Obviamente você colaria as roupas ou as pintaria no corpo dos bonequinhos. Eles ficariam de pé nas maquetes usando bases como as usadas na página “Cenários Geográficos”.
      Pode parecer que eu estou de brincadeira com você, Deise, mas não estou não. Estou achado difícil achar os bonequinhos mais apropriados. Por curiosidade olhe o casal real:
      http://crookedhouse.typepad.com/paper_and_felt/2011/04/william-and-kate-paper-dolls.html

  47. Luana disse

    Olá , tudo bom ?
    sou estudante do 1° ano , e na minha escola esta havendo a semana cultural com o tema “a influencia negra no brasil” e eu fiquei por representar o estado do Pará em uma maquete , nessa maquete teria que representar a escravidao antigamente e nos dias de hoje , presciso de sua ajuda urgente pois a data de entrega desse trabalho é para o dia 19/11 ou seja , tenho 1 semana
    aguardo , bjs

    • mileumlivros disse

      Olá, Luana.
      Olha há uma incompatibilidade entre mostrar todo o estado do Pará e em uma mesma maquete cenas de escravidão ontem e hoje.É uma questão de escala. O que pode ser feito, já que se trata de uma exposição é dividir em partes. O objetivo da maquete poderia ser localizar quilombos. Poderia, já que o tempo é curto, apenas conseguir o contorno do estado e cortá-lo em um isopor com agulha quente (recortando o contorno e colando o mapa no isopor e com uma agulha aquecida, recortar o mapa no isopor), pintar do modo que achar mais conveniente e localizar os quilombos. Em painéis mostraria imagens da escravidão ontem e hoje. É apenas uma possibilidade.
      Para um maquete com as altitudes bastaria o mapa hipsométrico do Para (mapa físico) que você ampliaria para o tamanho que quisesse e faria o mapa em alto relevo, também em isopor, como mostrado nesse blog.
      De qualquer modo acho uma “forçação de barra” utilização de maquete num tema como esse.
      Boa Sorte.
      Eugênio.

  48. cristina disse

    eu gostaria de ver uma maquete sobre a argentina é a feira cultural d meu filho

    • mileumlivros disse

      Olá, Cristina.
      Se você conseguir ler a página Maquete a partir de um mapa físico (http://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete-a-partir-de-mapa-fisico/ ) pode tentar pegar o mapa abaixo para fazer a maquete da América Platina.
      http://geografandosm.blogspot.com/2011/10/resumo-para-avaliacao-mensal-do-8-ano.html
      É um mapa bem didático. Desenhe o contorno do Mapa(só a parte colorida); recorte; cole no isopor e corte com agulha quente. Pinte essa peça de verde.
      Depois é copiar as outras cores (na verdade, outros níveis altimétricos): a amarela, depois a laranja claro; depois a laranja escuro e depois a vermelha. Faça o mesmo com todas elas e cole-as umas sobre as outras – na ordem certa, criando o relevo. Se achar que o tamanho é pequeno e só mandar ampliar em xerox e fazer todo o resto como foi dito…
      Pronto, você terá um mapa em alto relevo dessa região que inclui a Argentina. Cole o mapa em outra placa do isopor, para incluir título, legenda e escala.
      Boa sorte,
      Eugênio.

  49. Jonan Vilela disse

    Olá Amigo, Tudo Bem? Me chamo Jonan Vilela e queria saber se você poderia me dar uma ideia de como montar uma maquete sobre o “Buraco Negro”. Aguardo respostas. Obrigado

    • mileumlivros disse

      Olá, Jonan. Saudações.
      Olha, esse sim é um desafio e tanto. Estava procurando e quase não achei nada. O melhor que achei por enquanto não é bem o modelo de um buraco negro, aliás, conceitualmente bem difícil de demonstrar fisicamente; é mais um modelo de uma das evidências da existência do mesmo. Achei criativo e simples.
      http://www.odec.ca/projects/2005/dock5m0/public_html/paper%20model.htm

      Veja a sugestão por escrito que está na internet:
      “Obter o maior funil você pode encontrar, e algumas bolinhas de gude. Coloque o funil através de uma folha fina de plástico ou lona de modo que apenas a extremidade da boca é nivelada com a superfície. Que é o “horizonte de eventos”.
      Rolar as bolinhas ao redor e abaixo do funil em um frasco ou lata que tem uma grande bola ou peso nele. Essa é a “singularidade”. É uma viagem só de ida para cada mármore.
      Que é uma representação de uma área de buraco negro no espaço. A superfície bidimensional da tela e funil dentro é uma representação de 3 espaço de dimensão que é distorcida pela massa da singularidade.”

      Aqui há um relato de um modelo para envolver crianças no assunto:
      http://nightsky.jpl.nasa.gov/news-display.cfm?News_ID=193

      Eugênio.

  50. gleice kelle silva disse

    como fasso para fazer paralepipedo com cartolina?
    me ajuda aiiiiiiiiiiiii.

  51. anelita disse

    qual e a diferença entre mapa e planta??????????

    • mileumlivros disse

      Olá, Anelita.
      Para simplificar a planta é um mapa de grande escala, normalmente de uma casa ou de algum bairro. As plantas permitem mapear e informar detalhes: as praças e as distâncias entre praças em um bairro; tamanho de uma sala em uma casa e assim por diante. Todas as plantas são mapas, mas nem todos os mapas são plantas (o mapa de um continente por exemplo não mostra detalhe algum, não que não queiram – é que não podem… Logo, não são plantas).
      Um abraço.
      Eugênio.

  52. Roberta disse

    preciso de sua ajuda meu filho tem que fazer uma maquete do município do RJ , como é o terreno se é plano, se tem montahas e o que ha ao redor do municipio e não tenho a minima ideia de como fazer, por favor pode me ajudar.

    • mileumlivros disse

      Roberta, Saudações.
      Olha, realmente é mais uma tarefa difícil. Primeiro você deve decidir: vou fazer uma maquete de uma área muito grande (de toda a cidade, por exemplo), ou de um pedaço menor (um bairro, algumas ruas…).
      Ambas alternativas tem vantagens e desvantagens.
      Vamos considerar a primeira hipótese: representar uma área enorme.Nesse caso é pegar uma imagem de satélite do Google mapas para orientar. Trata-se de uma enorme cidade litorânea. Escolha de onde até onde irá sua maquete. De toda forma teria uma grande área representando o mar e outro pedaço grandemente ocupada por quarteirões e algumas manchas de florestas e parques. A vantagem de uma maquete de área tão grande assim é a ausência de muitos detalhes.Você faria o desenho do contorno do pedaço que você pretende mapear, cole sobre uma prancha de isopor, por exemplo. A porção que representará o mar fica lisa mesmo (depois seria pintada da cor do mar…) a porção que seria a terra, você pode fazer de papel jornal amassado e vá se orientando para ver onde fará montanhas, pedras e pães de açucar com esse jornal. Vá moldando ao amassar. Não é muito fácil. Dependa da “arte” da pessoa. Depois de amassado dando formas ao relevo, cubra o papel jornal com papel higiênico molhado na mistura água-cola branca. Deixe secar e pinte de acordo com a ocupação (florestas de verde e os quadriculados dos quarteirões). Sempre se guie por fotos ou pela imagem escolhida no google mapas.
      http://www.rioservicetour.com.br/07maprio.htm
      Uma outra opção, que seria representar pequena área, ou um trabalho mais simples seria fazer um diorama (se seu filho é muito novo, acho que seria o ideal). Os dioramas podem ser feitos em caixas de sapatos: vocês desenhariam (ou até mesmo recortariam) imagens representativas da cidade, obviamente em escalas parecidas, e colariam na caixa de sapato como se pode ver exemplos nos sites indicados abaixo). Não deixe o fundo e os lados em branco, desenhe o cole neles o azul do céu, nuvens e até árvores (vendo exemplos você entenderá):
      o A,B,C, D dos dioramas:
      http://www.squidoo.com/shoebox-diorama
      http://www.enchantedlearning.com/crafts/diorama/forest/
      http://www.laurenharman.com/portfolio/images/rd_diorama.jpg
      Espero estar ajudando.

  53. nathalia disse

    oi gente eu estava precisado de uma maquete que possa mostra a poluiçao e nao a chei alguem pode me ajuda

    • mileumlivros disse

      Você poderia tentar fazer um lixão: papel jornal amassado e coberto por papel toalha imerso na mistura cola/água, faria a maior parte da paisagem. Pode fazer utilizando curvas de nível. Por exemplo uma superfície em curvas de nível mostradas nesse site nessa mesma página que você consultou. Se achar que o relevo está ficando pouco plano (é incomum lixão em terreno excessivamente ondulado) diminua a “movimentação do relevo” retirando algumas curvas de nível ou simplesmente amplie – via xerox – o mapinha, para que fique uma maquete grande e de relevo pouco movimentado.
      Acho que você terá que optar por uma paisagem mostrada de muito alto, ou seja, seria uma maquete de pequena escala. Sem detalhes. Assim o lixão seria visto do alto como uma mistura de pequeninos objetos de cores variadas em montes e montes. Uma cidade por perto teria suas casas representadas por pequenos cubos pintados com cores de casas vistas pelo alto (essa cor existe?).
      Para mostrar um reaproveitamento de um ex lixão seria bom duas maquetes. Uma de antes e outra de depois. Ou então uma maquete com plaquinhas fazendo referências a cartazes que ficariam perto da própria maquete na exposição (estou supondo que haverá exposição) nos quais seriam ilustradas as mudanças feitas no tal lixão.
      Vou ver se penso mais alguma coisa e volto depois.
      Um abraço.
      Eugẽnio.

  54. muito bom este trabalho

  55. Claudia Arantes disse

    Ola… com a grande ajuda desse topico consegui realizar rapidamente o trabalho escolar da minha filha… foi bem divertido e ela amou… tirei uma foto para vc ver…. como não tenho seu email aqui vou publicar no meu picasa web..
    O tema era sobre cidades antigas do Brasil…

    https://picasaweb.google.com/101768888408281432201/4DeAbrilDe2012#5716806873218668210

    Eu espero que goste… MUITO OBRIGADA

    • mileumlivros disse

      Olá, Cláudia. Saudações.
      Meus parabéns para você e para sua filha. Muito obrigado pela consideração.
      Um abraço.
      Eugênio Pacceli da Fonseca.

  56. larissa disse

    Gosteei muito do seu site ..Parabens !!
    aki me manda ideias sobre fazer uma igreja gótica para minha maquete por favor?

  57. tayanna roberta disse

    a que leal essas maquetes ameiiiiiii S2

  58. Duda Gomes disse

    Oie! Sou eu novamente e queria pedir para me ajudar em uma coisinha! Uma simulação de um acidente de transito! Amei…amei…. amei… esse site e queria poder me autenticar no prejeto da minha sala!
    As maquetes ficaram bem legais e a minha também…mas quero me destacar!!!! Compreende? Certa de sua atenção:
    Duda Gomes

  59. Antonielly disse

    Oi!Adorei seu site, eu tenho que fazer uma maquete do meu bairro
    só que eu não sei por onde começar e é pra daqui a uma semana
    vc pode me ajudar dando algumas dicas, como fazer os predios, aigreja, restaurantes, etc:?
    Um abraço.

    • mileumlivros disse

      Olá, Antonielly. Saudações.
      Olha vou responder você ao mesmo tempo à Duda.
      Tem duas formas possíveis a meu ver: primeiro achar o mapa no google e conseguir ver as curvas de nível nele. Como fiz na página “Maquete -Mapa Google – Ouro Preto”. Para isso siga os passos mostrado na página citada. Se se trata de cidade grande vai ser difícil, pois, o google mapas janela “terreno” mesmo aproximando da maneira boa para ver as curvas de nível, dá prioridade aos traçados das ruas, o que faz em detrimento das curvas que assim ficam escondidas. Vá lá e tente essa alternativa. Não sei a série que você está cursando, não sei se você já estudou curvas de nível. Se já, essa alternativa não vai ser tão difícil assim. Se não domina ainda esse conteúdo tente a segunda alternativa.
      Segunda alternativa: trata-se de fazer a maquete de forma primária. Dentro dessa alternativa há também duas opções: 1º) Desenhe as ruas e os quarteirões, seguindo algum mapa (Google mapas serve). Provavelmente terá que aumentar a escala.Escolha os principais edifícios para fazer modelos copiando desse blog mesmo – igrejas, bancos, casas simples. Se o terreno for ondulado por baixo do mapa posicione massas de papel jornal amassado. Fixe-os bem. Maquetes assim normalmente ficam com as escalas completamente erradas. É quase impossível fazer tudo (ruas, praças, edificações, automóveis) em uma única escala. Por isso chamo de maquete primária;
      2º) Parta de uma visão de muito alto (vista aérea) que o google mapas também propicia (Santo Google!). Imite tudo que ver pela imagem do satélite de uma altura que vê no citado google de seu bairro. Faça de papel jornal amassado misturado à cola e água. Vai depender de sua arte. Faça as ondulações. Depois cubra tudo com papel higiênico (ou toalha) também imerso na mistura cola-água. Depois de seco, pinte, tendo sempre em vista a imagem de satélite (digo isso para escolher as cores e os tons – olha a arte aí de novo). Árvores, prédios viram pequenas bolinhas e cubinhos (não se esqueça que a visão é de muito alto). As ruas apenas desenhadas ou coladas sobre a superfície da sua base.

  60. Bella disse

    Amei muito obrigada!!!

  61. Duda disse

    Me ajude não sei como fazer a maquete do meu bairro!!

    • mileumlivros disse

      Olá, Duda. Saudações.
      Olha vou responder você ao mesmo tempo à Antonielly.
      Tem duas formas possíveis a meu ver: primeiro achar o mapa no google e conseguir ver as curvas de nível nele. Como fiz na página “Maquete -Mapa Google – Ouro Preto”. Para isso siga os passos mostrado na página citada. Se se trata de cidade grande vai ser difícil, pois, o google mapas janela “terreno” mesmo aproximando da maneira boa para ver as curvas de nível, dá prioridade aos traçados das ruas, o que faz em detrimento das curvas que assim ficam escondidas. Vá lá e tente essa alternativa. Não sei a série que você está cursando, não sei se você já estudou curvas de nível. Se já, essa alternativa não vai ser tão difícil assim. Se não domina ainda esse conteúdo tente a segunda alternativa.
      Segunda alternativa: trata-se de fazer a maquete de forma primária. Dentro dessa alternativa há também duas opções: 1º) Desenhe as ruas e os quarteirões, seguindo algum mapa (Google mapas serve). Provavelmente terá que aumentar a escala.Escolha os principais edifícios para fazer modelos copiando desse blog mesmo – igrejas, bancos, casas simples. Se o terreno for ondulado por baixo do mapa posicione massas de papel jornal amassado. Fixe-os bem. Maquetes assim normalmente ficam com as escalas completamente erradas. É quase impossível fazer tudo (ruas, praças, edificações, automóveis) em uma única escala. Por isso chamo de maquete primária;
      2º) Parta de uma visão de muito alto (vista aérea) que o google mapas também propicia (Santo Google!). Imite tudo que ver pela imagem do satélite de uma altura que vê no citado google de seu bairro. Faça de papel jornal amassado misturado à cola e água. Vai depender de sua arte. Faça as ondulações. Depois cubra tudo com papel higiênico (ou toalha) também imerso na mistura cola-água. Depois de seco, pinte, tendo sempre em vista a imagem de satélite (digo isso para escolher as cores e os tons – olha a arte aí de novo). Árvores, prédios viram pequenas bolinhas e cubinhos (não se esqueça que a visão é de muito alto). As ruas apenas desenhadas ou coladas sobre a superfície da sua base.

      • Duda disse

        Muito obrigada, vou tentar fazer a primeira opção e a maquete é para ser entregue essa quarta dia 02 de maio, estou desesperada pq eu nem comecei a fazer é sobre o bairro da aclimação, mas mesmo assim obrigada.Se puder me dar algumas dicas de como fazer o parque da aclimação agradeço.

  62. Duda disse

    aa e eu estou no sétimo ano

  63. Duda disse

    me indique algum site tbm por favor

    • mileumlivros disse

      Oi, novamente, Duda. Veja como ajudar bom: tentando te ajudar, acabei de me registrar num site de “aventureiros” para conseguir um mapa em que aparea o Aclimao e consegui! Sou professor de geografia e amante dos mapas ento foi muito bom para mim. Agora tenho acesso a centenas de mapas topogrficos e vou at citar no meu blog. Muito obrigado. Olha, Duda, veja pelo mapa que vai anexo, que no to difcil assim (se voc j trabalhou com curvas de nvel). Pelo que vejo o parque tem um lago no meio e [ um anfiteatro (formato de uma concha) e as guas so drenadas para o rio Tamanduate. At breve. Eugnio.

      ________________________________

  64. Anna disse

    Como posso fazer arvores, parques e casas?? obg e adoreii
    o site!!

    • mileumlivros disse

      Olá, Ana. Saudações.
      Depende da escala. Se for escala pequena sem detalhes – do tipo maquete de áreas muito grandes, como imagens vistas bem do alto, mas bem do alto mesmo. As árvores podem ser bolinhas verdes coladas bem juntinhas formando florestas. Casas e outra construções viram cubinhos (de papel machê) com os telhados pintados na “cor de telhas”. Se for escala grande aí é pegar os modelos que os sites dispõem…
      Eugênio.

  65. vivian disse

    eu queria uma maquete legal para fazer me da uma dica?

    • mileumlivros disse

      Olá. Vivian.
      Mas qual seria o tema?
      Olha nas páginas citadas, há muitas sugestões boas. Vou tentar fazer uma lista para você.
      Aguarde>
      Eugênio

  66. Mariza Paixão disse

    Olá para todos,
    amei conhecer este site, com certeza me será muito útil nos trabalhos escolares dos meus filhos.
    Minha filha precisa fazer uma maquete da cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. Gostaria de obter sugestões, incluindo como fazer a maquete da Praça Tiradentes e das igrejas da cidade.
    Obrigada!

    • mileumlivros disse

      Olá, Mariza. Saudações.
      Taí outra tarefa nada fácil. Não conheço modelos prontos dessas construções barrocas. Modelos de igrejas há muitos na Internet, mas especificamente as de Ouro Preto ainda não encontrei. Você pode apelar para dioramas. Leia a respeito e veja exemplos. Neles podem ser usadas fotografias daquilo que se quer representar. Se dioramas não forem permitidos é partir para improvisações: adaptar os modelos que encontrar às construções de Ouro Preto, por exemplo. colando na parte frontal de um modelo qualquer de igreja uma foto impressa de uma igreja da citada cidade. Não fica perfeito, mesmo porque vamos descaracterizar o estilo barroco…
      Vamos pensar mais um pouco. Se achar alguma coisa, escrevo mais.
      Boa sorte.
      Eugênio.

  67. Bianca Lima disse

    Oie sera que voce pode miim ajuda preciso de um grafico assim so que com aigreija historiica de ouro PretoO
    estou precisando muiito,e pra uma mequete pra semana que veem,me ajuda por favorrr

    • mileumlivros disse

      Olá, Bianca. Saudações.
      Olha, não não encontrei maquetes das igrejas barrocas mineiras. Há muitos modelos de igrejas góticas e de outros estilos da Europa. Uma solução que eu vejo é você pegar modelos simples de casas que tem aqui nessa página mesmo, imprimir também as fachadas das igrejas barrocas de Ouro Preto que você conseguir achar no Google imagens (adaptando-as ao tamanho dos modelos das casas) e colar na frente dessas casas… Acredito que se você fizer em escala pequena ficará até bonito…No endereço abaixo há inúmeros modelos de igrejas Churches), veja se algum deles serve para você:
      http://www.ss42.com/pt-buildings.html
      Aqui tem outras:
      http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/fpm/archive

  68. oi meu nome e iris eu precico fazer uma maquete de barbacena como ela e hoje como faco?

    • mileumlivros disse

      Olá, Iris. Saudações.
      Olha: arranje um mapa dos traçados das rua da cidade. Escolha a escala: será uma visão de muito alto (facilita, pois as construções viram cubinhos coloridos, cor branca para as paredes e cor de telha para os telhados; as árvores viram bolinhas pintadas de verde. Essa representação tem a desvantagem das pessoas acharem que “assim não vale”. Pois não se representa nenhum prédio especificamente. São sei sua idade, nem se já estudou as curvas de nível e nem se tem tempo grande para fazer a tal maquete. Se tem tudo isso, tente pegar no google mapas (mapas e paisagem) a visão aérea da região de Diamantina com as curvas de nível e faça a maquete como ensinei na página “Google Mapas Ouro Preto Maquete”. Mas já vou avisando vai dar um trabalhão.
      Se escolher escala grande (ou seja você vai representar apenas parte do centro da cidade). O traçado das ruas será ampliado. Aí o problema é representar os prédios (igrejas, prefeitura, casarões, etc) em seus devidos lugares e com exatidão. Caso contrário as pessoas dirão: “Não está parecendo nada com Diamantina”. Uma solução seria fazer a base das construções com os modelos que se encontra na internet -faça os mais simples – e depois colar apenas as fachadas das igrejas, casarões etc que se copia na internet (do google imagens mesmo).
      Não sei se fui claro. Uma coisa é certa, nunca achei modelos em papel para maquetes prontos de igrejas barrocas mineiras. Por isso estou sugerindo essas improvisações.
      Espero ter ajudado,
      Abraços.
      Eugênio.

  69. anna disse

    oi

  70. wilias disse

    qui legal,eu fiz uma na facu e tirei 10

  71. alessandra disse

    Olá!Preciso de uma ajuda!Tenho que fazer uma maquete para meu filho e o tema é sobre qualquer praia do rio de janeiro.Poderia por favor me orientar?Não levo jeito para essas coisas e gostaria de fazer uma coisa mais simples mas legal.Tenho que entregar nesta quinta-feira.Desde já agradeço

    • mileumlivros disse

      Olá, Alessandra. Saudações.
      Primeiro quero me desculpar pela demora é que tenho vivido tempos agitados! Muito trabalho e outros problemas.
      Olha, a sugestão que eu tenho é a seguinte: ou você foca em determinado ponto de uma determinada praia (escala grande) e assim representa a praia usando areia de verdade, bonequinhos para representar as pessoas, improvisa mini sombrinhas e barraquinhas, ou faz uma praia vista de muito alto (escala pequena) e você representa a mesma sem os detalhes das pessoas, barraquinhas etc. Sempre prefiro essa última opção porque tenho dificuldades com maquetes de grandes escala. Nessa última opção as pessoas viram pontinhos minúsculos visto de muito alto, as barraquinhas viram pequenos cubinhos e fica até bonito pois toalhas na areia viram retângulos coloridos. Açúcar refinada, a areia (ou tinta branca mesmo). O mar pode ser de gel azul e assim por diante. Tenha em vista a imagem Google (satélite) da praia desejada (aproxime e afaste e veja o que seria interessante representar).
      Quando maquetes ficam difíceis apele para diorama, faço isso sempre.
      Olhe aqui, por exemplo:
      http://www.1-87vehicles.org/photo338/jeep_beach.php
      http://www.build-a-rama.com/catalog_dios.shtml

      Eugênio

  72. Jaqueline disse

    Olá, tudo bem!?
    Nossa, adorei tudo que você postou…Vai me ajudar muito! Tenho que rodar um curta-metragem filmado só com bonecos (Tipo animação em stop-motion) para um projeto da faculdade,será uma história de Ficção-Científica e os modelos de casas e prédios vão ajudar bastante na construção da maquete!
    Parabéns pelo site!

    • mileumlivros disse

      Olá, Jaqueline. Saudações.
      Que bom que estou sendo útil de alguma maneira.
      Boa sorte com o seu projeto.
      Tudo de bom.
      Eugênio.

  73. ANDREA SCHMIDT disse

    Olá meu filho precisa fazer uma maquete sobre engenho com capela ,senzala ,casa grande e estou em dúvida aonde achar ,gostaria muito da sua ajuda , obrigado …

    • mileumlivros disse

      Olá, Andrea. Saudações.
      Vamos navegar procurando. Mas já vou adiantando que é tema de pouca tradição, os brasileiros usam pouco as maquetes como recurso didático. Volto daqui a pouco.
      Voltando. Olha, se você já leu algumas respostas minhas aqui já deve ter percebido que quando as maquetes ficam difíceis demais, acabo apelando para “dioramas”. Acho que seu caso pode ser esse. Veja no google como são os dioramas: faz-se uma espécies de cenários em caixas (pode até ser uma caixa de sapato) usando figuras planas, ou seja, nem é necessário que se use modelos em 3D. Assim, a tarefa fica mais fácil. Você verá que um diorama pode ter dois e até três planos. Escolha a caixa. Imagine de antemão o que você vai representar, procurando no google imagens os elementos que compõem o engenho. Pinte o fundo (pode ser com a plantação de cana e o céu). Provavelmente teremos dois, ou no máximo, três planos. No primeiro eu colaria a casa grande, no segundo a casa da moenda e no terceiro início do canavial que continuaria na pintura do fundo. Tenha por base as imagens google desses elementos. Imprima aquelas adequadas, ajustando o tamanho de todos os planos… Vai dar trabalho, mas acaba ficando mais bonito e em escalas de tamanho relativamente corretas…
      Na internet veja exemplos de dioramas para se inspirar,em páginas como as citadas abaixo:
      http://www.google.com/search?um=1&hl=pt-BR&client=iceweasel-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aunofficial&biw=1429&bih=661&tbm=isch&sa=1&q=diorama+in+shoe+box&oq=diorama+in+shoe+box&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=3623l4382l0l4740l9l4l0l0l0l1l358l859l1.1.1.1l4l0
      Veja ainda que há dioramas quase profissionais (como os dos museus) e dioramas bem simplórios…
      É uma idéia.

  74. jozi disse

    como posso fazer uma maquete do egito

    • mileumlivros disse

      Olá, Jozi.
      Saudações.
      Vá até a página “Mapa de farinha e sal” e veja exemplo de crianças fazendo maquete (na verdade mapa 3D ou em alto relevo) do Egito.
      Abraços.
      Eugênio.

  75. carla disse

    Mto bom mesmo.. procurei em vários sites e só aqui encontrei dicas tão interessantes e mais com moldes. Obrigada
    Carla Diana

  76. alice disse

    oie eu sou Alice e preciso de uma certa
    ajuda sua eugênio tenho uma makete sobre a América
    Platina para fazer no isopor será q da para me ajudar?
    bjs

  77. Ysabelle Kristinne disse

    Eu queria saber como se faz uma maquete da região de ALAGOAS Maceió de Ipioca até Riacho Doce!
    poderia me ajudar?
    Eu espero a resposta até Domingo!

  78. paoioi disse

    me ajude a fazer um banco de praça

  79. Alessandra disse

    Boa tarde ! meu filho tem que fazer uma maquete de um forte em Salvador e ele escolheu o de São Marcelo, mas estamos meio perdidos , vc poderia nos auxiliar ? Obrigada

    • mileumlivros disse

      Olá, Alessandra. Saudações.]
      Sei que não vai ser fácil, o Brasil não tem muita tradição de maquetes assim e a estrutura arredondada do forte dificulta achar similares, mas vamos tentar achar na internet um forte pelo menos parecido.
      Até agora nada!
      Olha, francamente acho que não vamos achar nada. Olhando o forte em questão (ele é aquele circular, não é?) acho que uma opção seria: esculpir o dito cujo em placa de isopor grossa. Depois cobrir com papel toalha imerso na mistura cola+água (à moda art attack da Disney) e finalmente pintar o que for preciso, portas, janelas, etc
      Aguarde.

  80. ralf tadeu disse

    preciso fazer uma maquete com meu filho de um castelo medieval pode serr

  81. Ana Paula Dionizio disse

    Ameio site parabens Eugenio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 62 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: