Cartografia Escolar

A cartografia da sala de aula

3D Geografia

Cartografia  Escolar- 3D  Geografia
Eugênio Pacceli da Fonseca
    Uma coisa que nunca entendi direito é a relutância do brasileiro em utilizar a muito simples tecnologia dos anáglifos (3D com óculos vermelho-azul) em aulas de geografia. Depois do advento da internet, eu que conheci a técnica em livros americanos da década de 1970, passei a utilizá-la em minhas aulas (em todos os graus de ensino). Esta relutância está longe dos americanos, japoneses e franceses como se pode ver facilmente na internet.
É uma técnica simples e muito interessante mesmo! Os alunos adoram!
1-kidsin3Dglasses_3_4
Com óculos 3D às mãos os alunos podem perceber a variação da altitude, o que facilita a interpretação das imagens.
O professor de geografia pode fazer o óculos 3d  com a ajuda do professor de educação artística (ou mesmo sem ela) utilizando como lentes papéis celofane azul e vermelho. Postei sugestões de como fazer seu próprio óculos e de seus alunos na página “Faça Óculos 3D “. Pode ainda comprá-los no comércio. Importei com cartão de crédito, pela internet, cinquenta deles de um site americano por poucos cents cada (alerta: o governo brasileiro cobrou uma taxa de importação  elevada mas não proibitiva…). No mais é interpretar  as belas imagens com os alunos extasiados…
Não se esqueça, LENTE AZUL OLHO DIREITO…
Pessoas têm entrado em contato sobre dificuldades em obter os óculos. Tente fazer o seu. Veja página apropriada.
oculos-3d-para-vender
Faça o seu óculos 3d (olho esquerdo, lente vermelha e olho direito, lente azul) clique nas imagens da galeria abaixo e aproveite, cada uma é mais impressionante que a outra.. (veja mais em Anáglifos em Geografia e Relevo 3D)
São todos maravilhosos, vejam por exemplo essa maravilhosa foto de Grand County (Utah). Vejam os canyons, os paredões verticais, as cornijas, os pedimentos… Belos. Belíssimos…

http://www.tribosgerais.com/

 

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8 Respostas to “3D Geografia”

  1. eustáquio fernandes said

    Saudações
    Nunca tinha visto nada igual. Ao menos conhecia a palavra anáglifo e suas aplicações na Geografia. Muito obrigado pela oportunidade de aprender. Vou tentar fazer o óculos 3D com celofane. Parabéns!

    • mileumlivros said

      Saudações Eustáquio
      Realmente os anáglifos são pouco utilizados por aqui, nas aulas de geografia. Procurando na internet você achará muito mais. Há um mapa mundi em 3D na rede que eu vou pedir ao diretor da minha escola para que mande imprimir. Ele tem grandes dimensões e é simplesmente lindo!
      Os óculos 3D, por sua vez, são fáceis de fazer. Como expliquei numa página por aí. Obrigado pelo comentário.

  2. marcos danilo said

    curva de nivel da cordilheira dos andes

    • mileumlivros said

      Marcos, saudações.
      Não sei se entendi sua indagação. Creio que é semelhante à da Bia.
      Se seu interesse é conseguir um mapa de toda a Cordilheira dos Andes, todo ele em curvas de nível, devo dizer que vai ser muito difíci encontrar um mapa assim.
      Tal mapa deve ser contintental e ao mesmo tempo de grande escala, o que resulta num mapa imenso. Imagine um mapa com curvas de nível equidistantes 200 metros: para a América do Sul deveria mostrar as curvas de zero metros, de 200 metros, de 400 metros e assim por diante até quase 7000 metros (altitude do Aconcágua)! Veja quantas curvas seriam. Cinco curvas para cada mil metros, logo, 35 curvas ao total). Num mapa de escala reduzida (tamanho de uma cartolina) seria confuso e a maquete teria que ter os trinta e cinco andares; os trinta e cinco níveis de isopor ou de papelão! Com estes materiais ficaria difícil fazer. Mas ficaria interessante fazendo com emborrachado ou com folhas mais finas ainda (quem sabe papel cartão). Mas o mais difícil mesmo é achar um mapa continental que forneça curvas de nível. Achando tal mapa você pode optar por fazer a maquete utilizando as curvas de 400 em 400 metros, ou de 600 em 600 metros. Lembrando que quanto mais você espaçar mais a topografia do Brasil, por conta de suas reduzidas altitudes, correrá o risco de ficar reduzida à um planura só. O mais comum é encontrar mapas físicos que trazem níveis ou classes de altitude e com ele fazer a maquete O melhor é fazer como estou sugerido para a Bia.

  3. Raphael said

    Olá! Boa noite. Eu gostaria de saber quais são, ou, qual é o software que você está usando para gerar os anaglifos? Eu comecei a gerar anaglifos aqui no IBGE, ficaram muito bons. Só que eu to querendo gerar somente com vetores, pode me ajudar nisso? Elas são geradas no software erdas. Abraço, Raphael.

    • mileumlivros said

      Oi, Rafael.Saudações.
      Olha você perguntou à pessoa errada. Sou apenas um admirador de anaglifos. Você é que tem que me ensinar. Dá para gerar anaglifos com facilidade a partir de fotos comuns conseguidos na internet? Se der, é uma grande coisa e muitos anaglifos podem ser produzidos para uso escolar!! Vocês que lidam com essa técnica, como a chamam: anáglifos (como no dicionário), ou anaglifos?
      Atenciosamente.
      Eugênio.

  4. Angela Araujo said

    estou precisando de ajuda para fazer um mapa politico do brasil! em papel metro vcs podem ajudar?

    • mileumlivros said

      Olá, Ângela. Saudações.
      Não sei se o problema é ampliar o mapa. Se for esse o problema, tente a técnica do quadriculado explicada na página
      https://cartografiaescolar.wordpress.com/trabalhando-escala/
      é uma técnica simples e que permite fazer enormes murais de mapas também simples. Para fazer um mural cole as folhas do papel pardo (ele é o mesmo que o papel metro? eu realmente não sei), até que o mural fique do tamanho que você queira, depois cole cordões fortes nas bordas superior e inferior, fazendo dobras ao estilo de barras de calças, passando os cordões por dentro. Isso para estender seu mapa gigante e amarrá-lo para exposição.
      Se não for isso avise, que eu volto ao assunto.
      Eugênio.

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