Cartografia Escolar

A cartografia da sala de aula

em construção – DIORAMAS

rascunhando

Não se trata de uma atividade estritamente cartográfica, daí minha dúvida se deveria postar ou não essa página. Fato é que outras páginas também não são e mesmo assim as postei. Então…

Há muito tempo registrei minha intenção em trabalhar com dioramas de paisagens e de biomas. Resolvi começar a escrever agora porque estou de férias e tenho mais tempo, só a preguiça tem me detido um pouco.

Lendo sobre os dioramas, obrigatoriamente chegamos aos Tatebankos japoneses.

“Tatebanko is the forgotten Japanese art of creating amazing dioramas and scenic perspectives from paper. Tatebanko was popular and widely admired from the 17th century (Edo period) to the early 20th century.”  http://evie-s.com/news/2007/12/18/remembering-the-forgotten-art-of-dioramas/

Acho essas montagens de cenários, que afinal são os dioramas, fascinantes. Vejamos alguns exemplos – a princípio, uns mais bem feitos:

  Tatebanko Paper Diorama Kits    

tbk_l-5

.

1984`s German Spring Tatebanko Paper Model - by Kaukapedia    ====            A really beautiful and decorative paper model, a Tatebanko, representing a scene of Spring in a German forest. By Kaukapedia website.

Para fazer esse aí de cima “Primavera na Alemanha” clique abaixo:

http://www.kaukapedia.com/index.php?title=Bastelbogen:_%22Winter_ade%22

.

Em que estou pensando?  Em algo assim:

Ou assim:

http://www.crayola.com/lesson-plans/ecosystem-in-danger-brazilian-rainforest-lesson-plan/

Ecosystem in Danger: Brazilian Rainforest lesson plan

.

Safari

Proteção das florestas tropicais do mundo, é uma estratégia fundamental para manter o meio ambiente saudável Terra. Demonstrar o delicado equilíbrio da vida em uma floresta tropical brasileira com um triarama 3-D.

1.

Leia A árvore Kapok Grande por Lynn Cherry. Pesquisa informação sobre a rápida destruição das florestas eo impacto que isso tem sobre o planeta. O que plantas e animais vivem em florestas tropicais? Por que eles são importantes? Este projeto é uma maneira de mostrar o que você aprendeu sobre o ecossistema da floresta frágil.

2.

Corte uma pasta de arquivo em uma grande praça. Dobre o quadrado na diagonal, em ambos os sentidos, de canto a canto, e vinco, criando um X no centro. Corte ao longo de uma linha de dobra de um canto para o centro, fazendo duas abas triângulo.

3.

Os dois triângulos superiores são o pano de fundo para o seu ambiente de floresta. Com Crayola Twistables ™ Slick Stix ™ Crayons, preenchê-los com folhas, galhos, cipós e flores. Misturar as cores ricas e brilhantes com um cotonete para olhar realista. Projetar uma pequena aba para olhar como o chão da floresta. A outra aba será dobrado debaixo dela.

4.

Usando lápis Crayola coloridas, desenhe um grande tronco de árvore sobre as peças restantes pastas de arquivo e cortá-lo. Ligeiramente misturar duas ou mais cores Crayola modelo Magic ® para fazer um tom realista. Cubra o tronco de árvore com composto mágica modelo, usando os dedos para dar um aspecto texturizado. Cola-lo no centro da triorama.

5.

No Papel Construção Crayola, desenhar e plantas da floresta tropical de cores e criaturas. Cortá-los fora. Cola-los para o triorama para criar um efeito 3-D. Para completar o seu triarama como um projeto de ciências, rotular a vida selvagem e escrever um relatório para descrever os problemas com relação à mudança climática.

Benefícios

LA: Leia com precisão suficiente e fluência para apoiar a compreensão.
LA: Envolver-se de forma eficaz em uma série de discussões de colaboração com diversos parceiros sobre temas do nível da série e textos, construindo sobre as idéias dos outros e expressar sua própria clareza.
LA: Realizar projetos de pesquisa curtas que constroem o conhecimento através da investigação de aspectos de um tópico.
LA: Produzir uma escrita clara e coerente em que o desenvolvimento e organização são apropriadas para a tarefa, o público propósito, e.
LA: Relatório sobre um tema ou texto, contar uma história, ou contar uma experiência de uma forma organizada, usando fatos apropriados e relevantes, detalhes descritivos para apoiar idéias principais ou temas; falar claramente a um ritmo compreensível.
SCI: Tire suas dúvidas sobre os mundos natural e humano-construído.
SCI: Construa desenhos ou diagramas como representações de eventos ou sistemas.
SCI: Construir explicações de fenômenos originais usando o conhecimento da teoria científica aceita e relacionando-a com modelos e provas.
SS: Dê exemplos de conflito, cooperação e interdependência entre os indivíduos, grupos e nações.
SS: Explore causas, conseqüências e possíveis soluções para persistentes, contemporâneo, e emergentes questões globais, como a poluição e as espécies ameaçadas de extinção.
VA: Use diferentes meios de comunicação, técnicas e processos para comunicar idéias, experiências e histórias.
VA: Use estruturas visuais de arte para comunicar idéias.

Adaptações

Possíveis recursos em sala de aula: a árvore Kapok Grande por Lynn Cherry; Lá na Selva: uma rima Rainforest por Marianne Berkes; Um rio corria selvagem: Uma História Ambiental por Lynne Cherry; Umbrella verde da natureza por Gail Gibbons
Estudantes investigar uma floresta selecionado, documentando sua riqueza original de plantas e animais e olhando com um olhar crítico com a forma como a floresta mesmo é hoje. Em sua pesquisa, os alunos irão procurar razões para o declínio da floresta e teorizar como as pessoas podem parar ou abrandar este declínio. Os alunos a organizar suas pesquisas em uma apresentação eletrônica e enviá-lo a um computador classe.
Usando sua pesquisa, grupos de estudantes devem criar cartazes e folhetos para transmitir a mensagem de conservação da floresta e sua urgência. Incluído nos cartazes e folhetos é um esboço de passos que as pessoas podem tomar para fazer a diferença!
Já os alunos a organizar um debate sobre a Amazônia e as mudanças que têm sido documentados lá nos últimos 20 anos. Antes do debate, os alunos de pesquisa como um debate é executado.
Estudantes desenhar o contorno de um mapa do mundo, incluindo as fronteiras de cada país. Localizar locais de floresta tropical e temperado no mapa. Identificar as diferenças de cada ecossistema.

 

 

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2 Respostas to “em construção – DIORAMAS”

  1. te agradeço de coração a sua ajuda, fiqueii fascinada com a 1 foto das ondas .
    com que material farei?

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