Cartografia Escolar

A cartografia da sala de aula

Maquete Bacia Hidrográfica do Rio JI PARANÁ

Maquete a partir de mapa físico. Maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Ji Paraná ou Rio Machado.

Maio – 2012. Eugênio Pacceli da Fonseca.

Muitos vão dizer que é o mesmo de sempre. Mas não é “verdade verdadeira” que se trata de mais do mesmo. Olha, atendendo a pedido de um leitor resolvi tentar conseguir um mapa com curvas de nível da Bacia Hidrográfica de um rio – o Ji Paraná, ou Rio Machado – que corta o leste do estado de Rondônia. O objetivo dele é fazer uma maquete da bacia do citado rio.  Não foi fácil, tive que verdadeiramente arrancar a fórceps um mapa assim tendo por base apenas mapas físicos de escalas muito pequenas e sem detalhes, joguei informações com um mapa do RADAM – Brasil que infelizmente não era hipsométrico para conseguir. Para mim foi uma façanha. Eis os  passos:

1º Um Atlas que deveria ser mais valorizado é o Atlas Geográfico Melhoramentos, de autoria do Padre Pauwels. Digo isso porque ele usa escalas maiores que as usuais nos mapas escolares mais “modernos”. Tentem achar mais que três cidades no estado do Espírito Santo, por exemplo, em mapas como os do Geo Atlas da Simielle. Você não conseguirá! O estado citado fica tão pequeno que não dá para localizar mais nada, além de Vitória e  Colatina. Se eu fosse de um estado pequeno como o próprio Espírito Santo, ou Sergipe, Rio de Janeiro e Alagoas eu protestaria. Faria um abaixo assinado com meus alunos e mandaria para as editoras.  No Atlas do Padre Pauwels, não! O Espírito Santo tem dignidade (digo, o estado, obviamente). Até a Ponta do Jacu está localizado!

Mas estou divagando. Peguei o mapa de Rondônia do Atlas do Padre e dele fui construindo o mapa com curvas de nível. Vejam esses passos:

Reforçando o Rio e as curvas através de um processador de imagens:


No mesmo processador reforcei curvas de nível e criei as inexistentes, aumentando a margem de erro:

.

O mapa ao qual cheguei ficou assim (sem os rios, para facilitar que se crie as pranchas, isolando curva por curva e assim fazer a maquete):

.O Ji Paraná deságua no Madeira e tem nascentes na Chapada dos Parecis (sudeste da área mapeada).

Agora é fazer a maquete! Aguardem.

Reconstruindo o mapa físico (um mapa físico possível):

.

OU esse:

Anúncios

2 Respostas to “Maquete Bacia Hidrográfica do Rio JI PARANÁ”

  1. Gabriel Bentes said

    olá, sou estudante do colégio técnico em Belém do Pará, e faço mineração lá. estou no segundo ano do meu curso, mas durante o primeiro, eu aprendi como fazer mapas topográficos e geoquímicos, porém de maneira bem facilitada, pois o professor dava a malha, o tamanho da linha base, a distância entre cada linha transversal, a distância entre cada piquete, a localização do ponto de origem, a direção em rumo para descobrir o Norte, a equidistância e os valores das alturas ou níveis.. tudo bem “mastigado”
    eu gostaria de saber como você faz esses mapas, sem essas informações..

    • mileumlivros said

      Olá,Gabriel. Saudações.
      Vou te dizer uma coisa.
      Faço da forma mais elementar ainda. Vocẽ deve ter notado que o espírito do blog é fazer com que professores e alunos tenham mais condições de trabalharem alguns aspectos da cartografia de forma mais intensa e proveitosa. A página que você consultou é auto explicativa: estava tentando mostrar a um leitor como fazer uma maquete a partir de um mapa físico. Consegui o mapa físico que incluia a área de interesse. Ampliei o mapa. Interpolei curvas que não existiam criando assim um mapa que pode servir para fazer a maquete. Só isso. Tenho certeza, pelo seu pequeno texto e pela sua formação, que você sabe mais desses assuntos do que eu. Você faria isso melhor do que eu se quisesse.
      À disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
      Um abraço.
      Eugênio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: