Cartografia Escolar

A cartografia da sala de aula

Maquete com voçoroca

Cartografia – Maquete com voçoroca

.

maquete - papel+ cola e água maquete - pintada 2

Maquete com representação de voçoroca:

Aproveitarei o desenho já existente para tentar ajudar à Moacira Godoy e aos demais interessados em representar um terreno com voçorocas em maquete. Maquetes que mostrem marcas da erosão acelerada podem ser muito úteis em aulas de geografia.

Como disse à Moacira, tudo fica mais fácil quando o “a paisagem foi criada por nós mesmos”, ou seja, partimos para desenhar a topografia de uma paisagem tirada unicamente das nossas cabeças, como fiz na página “Maquete Geografia”. Particularmente prefiro fazer assim com meus alunos mais novos, pois minha intenção é sempre didática. Quando, por outro lado, se tem um mapa real para dele fazer a maquete, o trabalho é muito maior, e mais desafiador.Principalmente se as marcas da erosão ainda não foram mapeadas. Veja como fiz na minha singela colina:

Primeiro desenhei o contorno da voçoroca, depois fui redesenhando as curvas, imaginando como ficariam nas paredes quase verticais da voçoroca, ou seja, fiz como afirmei que faria na resposta à indagaçãoda Moacira, tratei a voçoroca como uma forma de relevo comum…

Traçando o contorno da voçoroca:

colina-com-contorno-de-vocoroca-1

Apagando as curvas para redesenhá-las à montante, já que agora elas “correm” dentro da voçoroca:

colina-e-contorno-de-vocoroca-2

Agora vou completando as curvas dentro da voçoroca, uma por uma (o contorno da voçoroca serve como guia, que deverá ser apagad0 futuramente):

colina-com-vocoroca-primeira-curva-dentro-da-vocorocacolina-com-vocoroca-2c2aa-curvacolina-com-vocoroca-3c2aa-cuva-dentro-da-vocorocacolina-com-vocoroca-ultima-curva-dentro-da-vocorocavocoroca-em-vertente-de-morro-final

Note que tenho deixado o contorno da voçoroca. Devo apagá-lo pois ele não é uma curva de nível

Agora é desenhar no papel, recortar, colar sobre o isopor (ou apenas desenhar sobre o isopor), uma por uma, como visto na página Maquete Geografia. Recortar as curvas no isopor e colar as peças uma sobre a outra. Aplicar (com pincel,  utilizando mistura de cola e água) PAPEL TOALHA SOBRE A MAQUETE EM DEGRAUS e depois passar massa corrida. Ficará com a forma de uma colina “mordida” pela erosão.

As pranchas individualmente ficaram assim (para recortar e montar a maquete). Note ainda que criei a curva de 190 metros que não existia no original:

curva-de-190-metros

colina-com-vocoroca-curva-200-metros

colina-com-vocoroca-curva-210-metros

colina-com-vocoroca-curva-220-metros

colina-com-vocoroca-curva-230-metros1

colina-com-vocoroca-final

nova-colina-com-curva-de-190-metros

Vou fazer outro com isopor  (abaixo):

Recortando peças no isopor:

maquete - peças soltas

Colando as peças:

maquete - peças coladas

Agora o que parece mais interessante: preparando para eliminar os “degraus” com papel higiênico ou papel toalha imersos na mistura cola+água. Os materiais são: papel higiênico ou papel toalha em retalhos, mistura cola branca+água (dois terços de cola e um terço de água)

maquete - preparação papel marchê

Aplicando o papel: imergir pincel na mistura cola+água; pincelar a maquete e depois o próprio papel.

maquete - papel+ cola e água

Papel aplicado (maquete ainda molhada):

maquete - papel marchê ainda molhado

Pintando:

maquete - pintando   sem massa corrida

maquete - pintadomaquete - pintada 3

Anúncios

11 Respostas to “Maquete com voçoroca”

  1. mari said

    Nossa..amei tuas dicas, muito claras e de fácil entendimento.
    abraço

  2. Como faço uma maquete de um rio com meu filho de 7anos para a feira cultural sobre rios poluido!

    • mileumlivros said

      Olá Krysna. Saudações.
      Acho que você pode fazer como mostro aqui, só que seria complicar, pois ele tem apenas 7 anos e não compreende ainda as curvas de nível, então é fazer tudo com papel jornal amassado. Olha, estou pensando o seguinte: Você pode fazer com escala grande ou com escala pequena.
      Escala grande: você vai mostrar apenas um trecho de um rio muito poluído. Pode inclusive incluir um bonequinho ao lado do rio jogando lixo uma latinha de refrigerante, por exemplo, Você moldaria o papel da maneira que desejasse, mostrando um rio e suas duas margens. As margens seriam mais altas e poderia ser pintada de verde, O rio em si poderia ser pintado em uma mistura de azul e marrom. A habilidade artística tem que ser elevada, pois um trecho de rio muito sujo poderá parecer apenas uma estrada, se não ficar bem feito. Pode tentar usar gel azul de cabelo para a água, só que misturada à tinta marrom para demonstrar a sujeira. O brilho do gel dará a impressão de água. Mostre coisas dentro do rio.

      Escala Pequena: é como uma visão aérea da paisagem. Poderia mostrar um rio com águas limpas que se torna poluído ao passar por uma cidade. A visão do alto facilita pois elimina a necessidade dos detalhes. A cidade pode ser apenas um grande aglomerado de cubinhos de papel (moldado em papel toalha ou papel higiênico e molhado com a mistura água e cola) pintados com “cor de casas vistas do alto”.

      A base pode ser feita com isopor e a paisagem, como disse, com papel jornal, coberto com papel toalha molhado com a mistura água/cola. Essa cobertura faz a maquete ficar branca e facilita a pintura depois.
      Boa sorte.
      Eugênio Pacceli da Fonseca.

  3. Francisco Adriano said

    Bom dia gostaria de saber uma pessoa que nunca fez maquete e ainda mas com curva de nível, com essas dica que são valiosa, qual e o prazo estimado, num loteamento 50mil metros.

    • mileumlivros said

      Olá Francisco. Saudações.
      Depende do tamanho da maquete que você vai querer, o que vale dizer dos detalhes que você vai querer que apareça nela e os mapas fontes. Se, por exemplo, esse loteamento pode ser localizado num mapa de 1:50 000 do IBGE e uma pessoa dedicada fazendo, acho que leva poucos dias se o trabalho for contínuo… É “só” ir copiando cuidadosamente as curvas em folhas de papel; colá-las em isopor; cortá-las; colá-las umas sobre as outras e fazer o acabamento com papel e cola e finalmente pintar…
      Um abraço.
      Eugênio.

      • Francisco said

        Valeu, estou fazendo quando fica pronta encaminho, pra ti ver se aprendi as dicas, amanha já começo a colocar o papel tolha com cola por cima das cota de nível, e esperar o resultado, pra acrescenta ruas e as edificações por cima. valeu pela dicas.

  4. Gisele said

    Que prazer encontrar o seu site! Vou aproveitar este modelo de voçoroca para a continuação de uma aula sobre erosão.
    Abração e obrigada por disponibilizar todo esse material.

  5. Silvana Siqueira said

    Gostaria de parabenizá-lo pelas dicas. Elas são fantásticas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: